segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Disque-denúncia apura maus tratos contra idosos

Passar dos 60, 70, 80 anos é um prêmio. A vida é um presente e merece ser vivida com alegria e amor, longe da violência e de maus tratos. Para garantir esses direitos aos idosos a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) por meio do Programa SOS Idoso, divulga o Disque-denúncia 0800-084 1021, um canal de comunicação simples e eficiente.
“É uma maneira simples e rápida do cidadão denunciar qualquer tipo de violência que esteja sendo cometida contra os idosos. Basta ligar, sem precisar se identificar que a denúncia será apurada pela nossa equipe de assistentes sociais. O Disque-Denúncia é um facilitador para que a apuração e o acompanhamento possam ser realizados pela equipe do Programa, e também pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), das situações de violação praticadas contra os idosos em nossa cidade”, explica o titular da Semtas, Alcedo Borges.
O resultado da denúncia é o amparo e a segurança do bem-estar dos cidadãos da terceira idade. Casos de maus-tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público atendido pelo serviço. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas, Avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado.
Os tipos de violência contra os idosos mais denunciados através do SOS Idoso são negligência, desvio de proventos, e agressões verbais e psicológicas. “Precisamos cada vez mais romper com o silêncio. Todos precisam denunciar as violências, que em sua maioria ocorrem no âmbito familiar. Nosso dever como cidadãos é efetivar os direitos garantidos por constituição a esse segmento tão especial da população, e também os direitos expressos pelo Estatuto do Idoso”, afirma Jéssica Damasceno, coordenadora do SOS Idoso.
Fonte: Secom/PMN

4 comentários:

Suziley disse...

É isso aí, NÃO a violência!! Bom dia, bom trabalho ;)

rrsomar disse...

Caro Ricardo, convido-o para seguir o blog "Só Palavras e Poesias, http://sopalavrasepoesias.blogspot.com/ ,
Como o seu blog o meu entra em defesa dos idosos, das crianças e dos animais.
Rui R. Ramos.

Regina Márcia Oliveira disse...

Corta o coração ver isso. Mas devemos ver para fazer algo. Por isso eu denucio mesmoo. Minha mãe é idosa, mas quando jovem era enfermeira de idosos. Sempre gostou. Por isso crecermos respeitando-os.
Parabéns pelo seu trabalho em defesa de gente indefesa na força física, mas superior em história e lição de vida.
Um abraço e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.

Anônimo disse...

O GOVERNO DO ESTADO DE PE ALUGOU UMA ALA DO 1ºANDAR DO HOSPITAL PRIVADO ALFA EM BOA VIAGEM.E TRANSFERIU VARIOS IDOSOS VITIMAS DE AVC DE HOSPITAIS PUBLICOS PARA LÁ. MAS,SERA QUE O GOVERNO QUE ESTA PAGANDO DIARIA PARA CADA IDOSO FICAR INTERNADO NUM HOSPITAL PRIVADO COMO O ALFA SABE O QUE SE PASSA LÁ DENTRO? EU TENHO AMIGOS QUE ESTAO LÁ E ESTAO PRESENCIANDO A NEGLIGENCIA CONTRA A SAUDE DO IDOSO.JA TENTEI LIGAR VARIAS VEZES PARA DELEGACIA DO IDOSO,MAS,OS TELEFONES NAO FUNCIONAM OU ESTAO SEMPRE OCUPADOS. BOM,ENQUANTO ISSO,OS IDOSOS ESPERAM PARA MORRER NO LEITO DE UM HOSP.PRIVADO QUE DEVE ESTA ACHANDO POUCO CADA DIARIA QUE O SUS ESTA PAGANDO PARA MANTER OS IDOSOS.NA VERDADE O QUE ELES PENSAM DEVE SER O SEGUINTE:PRA QUÊ GASTAR COM IDOSOS?ELES NAO TRAZEM MAIS RETORNO PARA O ESTADO.TEMOS QUE ZELAR PELA VIDA DOS MAIS NOVOS.ESSES SIM,TRAZEM LUCRO PARA O ESTADO NAO É? MAS SERAO AS PROXIMAS VITIMAS DO DESCASO,DA NEGLIGENCIA.COMO PODEM TRATAR VIDAS QUE JA DERAO SEU SANGUE PELO TRABALHO.EU ESPERO QUE ESSA DENUNCIA QUE NAO SEI ONDE VAI CHEGAR TOQUE O CORAÇAO DE ALGUMA AUTORIDADE QUE POSSA AVERIGUAR A SITUAÇAO.

Postar um comentário

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.