quinta-feira, 24 de março de 2011

O idoso e a longa trilha


                             O idoso e a longa trilha          
Não tão distante chegaremos nesta trilha a trilha do envelhecimento.
Trilha esta que vamos esbarrar em Amores e dissabores.
Trilha esta que vamos rir, vamos chorar.
Trilha esta que vamos construir sonhos.
Trilha esta que vamos cultivar AMIGOS.
Trilha esta que vamos  noivar e casar.
Trilha esta que vamos ter filhos.
Trilha esta que vamos ter netos.
Trilha esta que vamos envelhecer.
E ao final desta longa trilha espero ser FELIZ com um mínimo de RESPEITO, DIGNIDADE E AMOR.
Autor- Ricardo Roehe

70 comentários:

Unknown disse...

A vida de todos nós é realmente assim e muitas vezes nos esquecemos que em cada dia que passa deixa as suas marcas na nossa pele do rosto, na pele das nossas mãos e sobretudo na alma.

Os nossos velhinhos são empurrados para as ditas casas de repouso e assistência. Em algumas são bem tratados mas infelizmente em outras tal não acontece.

A nossa sociedade mudou e nem sempre podemos dar aos nossos idosos a assistência necessária durante 24 horas. Considerando que saindo cedo de casa eles são abandonados à sua sorte.

O tema é muito complexo e deve ser estudado com bastante seriedade. Vale a pena alertar as consciências para o carinho e a atenção que eles merecem e fazer esta etapa da sua vida mais leve e aconchegadora. Que eles nunca se sintam a mais e ainda menos que sejam desprezados.

Momentos Mágicos disse...

Parabéns pelo blog e pelo tema, infelizmente em aqui em Portugal os idosos não são tratados como merecem. Vou seguir com atenção este cantinho e mais uma vez parabéns pela iniciativa de defender os nossos idosos, eles são a nossa base.
Bjs de Portugal

Arnoldo Pimentel disse...

Está é a trilha do auto conhecimento, e no final esperamos ter sido dignos e sermos tratados com dignidade.

Karma disse...

Hermosas palabras para mostrarnos el camino que todos hemos de recorrer en la vida...y que nos deben concienciar de que lo que no queremos para nosotros, tampoco lo debemos permitir para los demás en la etapa final del camino. Es súmamente cruel, ver ancianos, que han dado la vida por sacar adelante a sus hijos...y que cuando son ancianos, los abandonan en residéncias...creyendo así que ya han cumplido con su deber de hijos...Y no se molestan en ir a visitarlos a menudo, y en muchos casos, pasan meses o más sin ir a verlos...Y olvidan que lo que los ancianos necesitan , aparte de los cuidados...es el amor y compañía de su família, hijos, nietos....Pero , claro...mientras son útiles a los hijos, para cuidar de los nietos, llevarlos y recogerlos del colegio, quedarse con ellos , para que los hijos salgan con los amigos ,, o de viaje...entonces, los explotan todo lo que pueden...¡Ah...pero cuando los nietos ya son mayores, los hijos están libres, y entonces ya les molestan los abuelos con sus achaques...y lo solucionan aparcándoles en residéncias (buenas, malas o regulares,), con la excusa para tranquilizar sus conciéncias, de que allí están mejor atendidos... ¡¡¡¡Lo que no quieren son obligaciones...!!!! Pero hay un refrán que dice: " lo que se siembra , se recoge...". Un abrazo Ricardo.

Penélope disse...

Se me permite, ainda hoje estarei levando esta tua postagem para meu blog (IN)PERCEPÇÕES e divulgando seu espaço.
Um grande abraço

Nil Lima da Silva disse...

O pior é que cada dia que passa o idoso está sendo mais largado e desrespeitado no final de sua trilha...O que eu vejo por ai não tem nem descrição.
E quantos velhinhos estão vivendo sem nada, presos dentro de suas casas, com seus filhos e netos desfrutando de suas aposentadorias ou fazendo emprestimos e dividas em seus nomes?
Ultimamente é o que eu mais vejo. Coloquei um link-me do seu blog no meu. Tem muita coisa aqui que as pesoas precisam ler.
Um abraço e força na sua batalha.

Fatita Vieira disse...

Ricardo,

Seja bem-vindo ao meu blog.

Meu pai é um idoso de 89 anos, portador de dois cânceres e outros problemas de saúde, mas lúcido e andando.

Tenho o maior carinho por ele e procuro cercá-lo dos cuidados necessários para que seus dias sejam mais amenos e consiga suportar os rigores dos anos e das doenças com ânimo e dignidade.

Minha mãe, se fosse viva, teria 88 anos, mas morreu há 20.

Parabéns pelo site!

Abraços!

Anônimo disse...

EXCELENTE ARTICULO.

Anônimo disse...

Obrigado por nos seguirem no Twitter. Parabéns pelo blog. Um ótimo conteúdo.

Pelos caminhos da vida. disse...

O que me revolta é que muitos idosos sofrem o preconceito, o abandono,...

Obrigado por se tornar seguidor do meu blog, gostei daqui, voltarei com mais tempo...

beijooo.

vieira calado disse...

Mais que justo
para quem teve uma vida (tantas vezes) negra!

Um abraço

Zunilda Moreno disse...

Bela a sua poesia ¿? nao seu se escrevo bem ou mau.Disculpe, Ricardo. Os idosos sao quem daramm amor pelas nossas vidas quando fomos criancas. nao devemos esquecer-os. Obrigada
Nao entendí o que coisa devo fazer com o seu link

Na Terra e no Vaso disse...

Muito obrigada,por visita ao meu blog
Esta é realmente uma bela "CAUSA"Por isto,vou abraça-la contigo

Penélope disse...

Como havia dito já está postado para divulgação deste teu espaço, amigo

Patricia Gutierre disse...

Oi Ricardo....já fiz a troca link-me, abraço forte...muita Luz.....

Cristal de uma mulher disse...

Teu trabalho é digno de aplausos. bem vindo ao meu abraçomundo e a de todos que chegarmos a terceira idade.

Um grande

Silvana Planeta disse...

Meritevole iniziativa! Continuo a seguirti con interesse!
Silvana Planeta, Italia.

Carmem Dalmazo disse...

Ricardo!...
Em primeiro lugar obrigada pela visita...me senti honrada!!!...
Teu Blog trata de um asunto muito muito muito bom e interessante... Os idosos, pessoas lindas, amáveis e que eu respeito muito!...
Gostei muito e vou ser tua seguidora para acompanhar teus posts!!
Obrigada pelo carinho viu!!!... Tbm gosto muito de ir para o campo e sentir a natureza...cuidar dela...isso é importante!!!

Abraçooo

Zayon Kistner disse...

Belas Palavras, meu caro amigo...Difícil é ver em noticiários e revistas, casos de abandono e maus tratos com idosos, é um dos maiores atos de covardia que o ser humano pode cometer, as vezes pergunto a Deus qual seria a razão de tudo isso, se é para mostrar do que o ser humano é capaz, tudo bem, já vimos e sabemos, então porque continua ?

Lú Albuquerque disse...

boa tarde, Ricardo.
vim retribuir sua visita ao meu blog.
PARABÉNS pela atitude tão necessária para a causa.
gde abraço.

Sandra Veneziani disse...

Olá, estou levando seu link p/ o Toque
Fique bem,fique na paz
san

Rô... disse...

bom dia Ricardo...

fico muito feliz que esteja seguindo o meu blog,
parabéns pelo seu...

envelhecer é um ato de dignidade e amor
que merece muito respeito,
pena que poucos compreendam...

bom sábado
beijinhos...

Perola disse...

Eu adorei seu blog,te encontrei pelo quadro dos meus seguidores e já te linkei.
Eu ñ suportaria ver alguém maltratando um idoso ou seja lá quem for.
Eu ñ tenho medo da velhice pq ela significa vida!!! A bagagem de conhecimentos que esses seres maravilhosos carregam é de suma importância para o meu aprendizado. A quem ignore sim o que é lamentável porém...Deus permita que alcancem esse tempo para se lembrarem de aprender a respeitar a sua condição que é louvável.
Um lindo sabado.
Bjs

Paulo Boarro disse...

Olá amigo!
Em janeiro, do ano que vem, se Deus me permitir, estarei entrando, para o grupo dos sexagenários, e não sei não amigo, desse mundo aqui eu ñ espero mas nada a ñ ser só injustiças, a única coisa que me conforta, é que Deus existe, é justo para com aqueles que nele confia.
abraços.

IVANCEZAR disse...

Um blog que merece ser visitado e divulgado. Sua luta pelo direito dos idosos vem num momento que, como nunca antes na história, se eleva o conceito do descartável - e idosos parecem ser tratados como descartáveis - Meu aplauso . Seguimos !

Regina Antunes disse...

Boa tarde !!

Parabéns pelo blog !! Triste a busca pelo novo.
Talvez alguns tenho medo e se enxergar , naquela pela idosa que tem em casa . Enxergar o futuro e mais facil quer o novo .

Uma linda tarde !!

Maria Rodrigues disse...

Amigo lindissimo poema. Como é triste ver tantos idosos que na recta final da sua trilha são tratados sem respeito, sem carinho, sem amor.
Tenha um maravilhoso Domingo
Beijinhos
Maria

VELOSO disse...

Obrigado por e ajudar a carregar o Baú e pelo seus escritos blog e trabalho uma belam iniciativa que tem todo o meu apoio!

F@bio Roch@ disse...

Olá amigo,

Venho agradecer-lhe pela visita. Encontrei aqui um belíssimo espaço, e um lindíssimo poema. Já te sigo!!

Olha, tenho um desafio p/ vc na minha página, confere lá!!

Abraço

Marilu disse...

Querido amigo, primeiramente vim agradecer a visita, seja muito bem vindo ao Devaneios. Parabenizo você pelo lindo blog em defesa dos idosos. Eu graças a Deus pude cuidar de meus pais até falecerem, e jamais os abandonaria ou os colocaria em um asilo. Afinal eles nos deram a vida, formaram nossas personalidades, e se hoje somos o que somos devemos a eles. Os orientais cultuam e respeitam seus idosos, pedem-lhe conselhos pois são sábios, tem mais experiência, mais vivência. Seria bom que o Ocidente toma-se como exemplo esses povos. Eu seguindo seu blog com muito orgulho. Tenha um lindo domingo. Beijocas

Dora Regina disse...

Atualmente, ser idoso é sinal de sofrimento e abandono, a cada dia se constrói mais casas de repouso geriátricas, é um grande sinal de que as famílias não estão mais respeitando e amando seus idosos.
Adorei o blog, muito bom!
Vim visitar e já parei por aqui.
Um abraço!

Carmen Troncoso Baeza disse...

Nuestras asepticas generaciones no aceptan a los viejos porque creen que no pasaran por eso, que hemos enseñado a nuestros hijos, para que ellos vean una diferencia en el trato con los mayores, como tratamos a nuestros padres delante de nuestros hijos?

Anônimo disse...

Querido amigo, hermosas letras, gracias por compartirlas.
Es muy bello tu blog, digno de seguir.

(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)AMIGO•.• ♥•.• ★
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´
♥ º° ♥`•.¸.•´ ♥ º° ♥ `•.¸.•´` Que tengas
(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)un buen …★
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´★Fin de semana
(`’ ●.¸ ★ Cuando se tiene un amigo
(`’ ●.¸ ★ se tiene un pedazo del cielo
(`’ ●.¸ ★ un refugio, un cómplice
(`’ ●.¸ ★ ese ser que nos transmite
(`’ ●.¸ ★ confianza y respeto
(`’ ●.¸ ★ Cuando se tiene un amigo
(`’ ●.¸ ★ se tienen las alas
(`’ ●.¸ ★ extendidas al viento
(`’ ●.¸ ★ y se puede desnudar el alma
(`’ ●.¸ ★ sin correr riesgos.
(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)★Que Dios
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´★te bendiga
♥ º° ♥`•.¸.•´ ♥ º° ♥ `•.¸.•´` ★Querido
(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)★AMIGO★
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´
♥ º° ♥`•.¸.•´ ♥ º° ♥★Noemi…★
♥` ♥ º°♥★ Besitos ★♥ º° ♥` ♥

Maria Marluce disse...

Que bom! Parabéns pelo conteúdo do blog. Conte comigo na luta. Obrigada pela visita ao blog e por seguir.

Evanir disse...

A voce um abraço nesse lindo Domingo
que desejo seja ele muito feliz .
Obrigada por seguir meu meu blog
ofereço minha amizade pois não existe riqueza maior que uma Amizade Sincera
Um feliz Domingo beijos no coração,Evanir.
Eu também espero nessa ultima fase da vida pelo menos respeito que no final meus dias ñ seja tão amargos e menos tristes.
http://.aviagem1.blogspot.com/

Perola disse...

Muito obrigado pelo carinho da visita.
Um belo domingo meu querido.
Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns belo blog e por este artigo. Também espero trilhar esta trilha.

Trilha que nos espera e que não sabemos ao certo como será. Que Deus nos abençoe para cuidarmos dos nosso idosos e para sermos cuidados no futuro também.

Unknown disse...

Olá Ricardo,

passando no blog da amiga Evanir, ví seu comentário e vc fala do idoso, me chamou atenção e vim aqui conheçer teu cantinho.

Que bela causou vc abraçou, parabéns!

Eu tenho uma mãe idosa e sei que não é nada fácil ser idoso, estou quase chegando lá também, infelizmente ou felizmente, não sei.

A velhice assusta, pois não temos certeza de nada....nem se chegaremos lá.

Vou te colocar nos meus favoritos e vou te seguir também, grande abraço, bom finalzinho de domingo e uma ótima semana!!! :0)

Mari Amorim disse...

Ricardo,
Isso quem tiver a alegria de chegar lá!
Obrigada pelo carinho da visita,e por compartilhar
amizade.Muitas dádivas!
Mari

Lúcia Soares disse...

Já sou sua seguidora!
O tema interessa-me, pois tenho mãe idosa, com 85 anos, família grande, dois irmãos "especiais" e muita luta para que todos assumam seu papel de filhos, não só 4 ou 5 de nós.
Não nos lembramos que caminhamos para chegar na velhice. Ou é ela , ou é morrer.
E todo mundo quer continuar bem vivo.
Hoje me assusta ler pra todo lado, em tom de brincadeira, mas um bom alerta: "Cuida bem dos seus filhos pois eles é que escolherão o seu asilo!" Triste, não?
Abraços!

Ademar Maggi disse...

Olá Ricardo, eu estive pensando e creio que uma atitude sabia seria criar uma força que reunisse os blogs e sites que defendem causas sociais como os nossos. Com certeza com o apoio mutuo nos tornariamos mais fortes e consequentemente nossas causas teriam maior respaldo. Temos que pensar em como faze-lo, talvez criar um blog agregador de blogs sociais, não sei, mas tenho certeza que somados nossas vozes serão mais facilmente ouvidas.
GRANDE abraço

Soraya Chaude disse...

vim conhecer o teu espaço. e adorei.

Jan Samuel disse...

Salmo 121
Isaías 45 versículo 1-2-3
me fez tão feliz hoje
por isso estou compartilhando com você

Deus abençoe você e sua família
Nada é impossível para Deus
e ele está conosco todos os dias
Saudações de
Jan

Unknown disse...

Conte comigo para esta causa.

Abraço.

Sandra Veneziani disse...

Olá, vim te visitar e oferecer o premio THE BEST SPECIAL FRIENDS e deixar o meu toque de carinho e amizade
san

Sonia Pallone disse...

Oi meu querido. Te vi lá, entre meus seguidores, e vim agradecer o olhar de ternura. Gostei do seu canto...Deixo meu registro de carinho.

Silvia Masc disse...

Bom dia Ricardo, carregamos a mesma bandeira não? rs
Fiquei feliz e honrada de vê-lo no Longevidade.
abraços

Anônimo disse...

Obrigado pela visita no Meu Tacho.
Parabéns por este espaço dedicado a nossos idodos que tanto precisam e merecem da nossa atensção, cuidados e carinho...
Um Abraço
Maria

JUCIARA OLIVEIRA disse...

Parabéns amigo pelo excelente blog.
Muito verdadeiro,não há como não se comover com isso tudo aqui,dar um aperto dentro do peito.
Infelizmente essa é a realidade!
Só Deus mesmo...
Continue nessa missão.
Que Deus te abençoe poderosamente com toda sorte de bençãos...

Anônimo disse...

Há quem pense que nunca irá enverlhecer um dia...

Silvia Masc disse...

Olá Ricardo, somente hoje, tive tempo de navegar em seu blog, carregamos a mesma bandeira sim, mas por razões opostas, o meu blog foi criado inicialmente apenas com o intuito de homenagear os meus pais, pela excelente qualidade de vida que eles têm, com tanta idade, papai com 82 e mamãe fará no próximo dia 15, 90 anos. São saudáveis produtivos e alegres.
Fiquei horrorizada com o tratamento dado ao seu pai, faltou tudo, respeito, carinho, generosidade, compaixão, ao ler me entristeceu profundamente. Parabenizo-te, porque você como tantos o fazem, não se intimidou, e está cobrando não exatamente reparação, porque o mal já foi feito, mas cobrando responsabilidades, para que as pessoas envolvidas não fiquem impunes, tenha você, a minha total solidariedade.
Um grande abraço para você e para o seu pai.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Ricardo querido!
Ainda falta muito para as pessoas se conscientizarem de que os idosos merecem todo o respeito e atenção. Mas chegaremos lá. Não vamos desistir.

Rosana Madjarof disse...

Ricardo,

Lindos os versos que escreveu.

O seu trabalho neste Blog é muito louvável, pois muitos esquecem-se que "poderão" envelhecer um dia, e sorte daqueles que chegam a conhecer as trilhas da existência de longos anos vividos.

Coloquei o banner do seu Blog no meu Site, e encontra-se na seguinte página: http://www.saudadeeadeus.com.br/main10.html

Beijos em seu coração.

Rosana.

Anônimo disse...

Que lindos Ricardo..E o amor que dedicas pela causa..mais lindo ainda, compartilhando seu link..

Shalom
http://nairmorbeck.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ricardo,

A dignidade de um ser humano jamais pode se definhar quando a velhice chega. Pelo contrário, nesse momento é quando mais precisamos dela.

O Yehi Or está de volta!

Um abraço carinhoso

Deus é contigo

Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR. (Salmo 117:2)

Judite disse...

Boa noite, Ricardo!
Tudo bem?

Vim te deixar um beijo e avisar que estamos de volta!

http://www.youtube.com/watch?v=kxE2WXm5QoY

Um beijo carinhoso.
Deus seja contigo.


Yehi Or!
http://hajalluz.blogspot.com/

Taty Corrêa disse...

Oi Ricardo!

Tudo bem? Ovrigada por sua visita em meu blog! Adorei o seu, principalmente por se tratar de um assunto tão bonito. Parabéns!
Me torne seguidora fiel!

Beijos

Taty Corrêa
www.tatycorrea2.blogspot.com

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olá Ricardo!

Grata por seguir os meus "Gritos"!

Concordo plenamente que o idoso merece respeito mas não devemos nos esquecer que os canalhas também envelhecem e permanecem com as mesmas características!!

Todos merecem respeito desde que o façam por merecer!!!

Um abraço!

Sonia Regina

Olinda disse...

bora lá trilhar. :-)

Mariazita disse...

Olá, Ricardo
Atraiu-me o nome do blog, entrei e gostei pela luta que aqui se trata em favor do idoso.
É um assunto que mexe muito comigo; confrange-me ver idosos e crianças serem maltratados, já que são seres indefesos, à mercê de quem quer que seja.
Voltarei. Vou fazer-me sua seguidora. Se quiser fazer o mesmo dar-me-á muito prazer.

Resto de boa semana. Beijinhos

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!amei o que li. Bjs

Erica R disse...

Muito bom seu blog, temos que coibir essas monstruosidades mesmo!
Um abraço!

ValériaC disse...

Ricardo, muito legal o que voce escreveu, realmente mostra a trajetória de todos nós, assim como é maravilhosa a proposta do seu Blog. Todo ser humano merece respeito, carinho, ser bem tratado, em todas as fases da vida. Cosncientizar sobre os idosos é algo que precisa ser mesmo muito trabalhado, para que eles, assim como nós o seremos um dia, se vivermos, com toda certeza gostaremos de sentir nosso valor, nossa dignidade sendo respeitada.
Grata por sua companhia em meus recantos e também no Twitter.
Um abraço! Ótimo final de semana
Valéria

Anônimo disse...

Olá Ricardo,
Muito lindo seu poema. Quem não envelhece é porque morreu antes. Portanto, vamos caminhando...
Meu pai tem 86 e minha mãe 77 e graças a Deus eles tem uma ótima saúde. São donos do nariz deles. Meu pai é um internauta convicto. Rezo para que continuem a ter esse envelhecimento saudável, sem demências senis.
Bjsssssss

Unknown disse...

Parabéns pelo seu blog Ricardo estar maravilhoso , tenha certeza que ao criar um blog direcionado aos idosos foi uma boa escolha , um lugar reservado para falar sobre os sábios, que é os idosos , td q se tem hoje é devido ao q eles fizeram no passado e que muitos estão ainda fazendo ,parabéns mesmo me sinto honrado em vc ter visitado meu blog e comentado , sempre q poder volte mais vezes , sempre será bem-vindo!

Zilda Santiago disse...

Passando para agradecer sua presença em meu blog e aproveitando para parabenizar pela temática que aborda.Precisamos cidar mais dos nossos velhos sim.Bjs no coração.

MISSIONÁRIA DIANA disse...

QUE LINDO!!! COMO GOSTO DE LER AQUI NO SEU CANTINHO.

Rosângela Monnerat disse...

Estas imagens e comentários servem para animar qualquer descrente! Com certeza ainda há muita gente querendo ajudar neste importante tema da vida. A pressa é de viver, não de morrer. E por tanto, muitos ficam distraídos e não veem nem a si mesmos, a passar. Então, é preciso lembrá-los de que o tempo é também da contramão da vida, que às vezes atropela os mais desatentos com surpresas de adeus, ou ainda algumas verdades cheias de arrependimento.
Adorei seu intento que tornou-se realidade virtual.
Parabéns!

Maria Emilia Moreira disse...

Caro amigo.
Continuo a visitar o seu blog com muito prazer.
Admiro a sua sensibilidade e a devoção a esta causa nobre. Cuidar e respeitar os idosos!
Tenho no meu blog um poema que escrevi após a morte de minha mãe,"NUNCA MAIS". Ela faleceu há 23 anos e cada vez me lembro mais dela e das suas sábias palavras, apesar de ter poucos estudos.
Continue denunciando e alertando consciências adormecidas.Parabéns!
Maria Emília

Nathan (Artigo do Idoso) disse...

Muito relevante esse artigo, realmente importante divulgar auxílios para garantir a cidadania em todas as idades no país.

Abraços !

Postar um comentário

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.