quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Brasil está envelhecendo Melhor.

Parcela crescente da população, os idosos brasileiros tendem a ser felizes e terem cada vez melhores condições de vida
Com o amadurecimento da população brasileira, o país vai ter que se preparar para novas demandas. De acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em abril de 2011, a população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, chegou a 7,4% em 2010.
Veja alguns dos serviços, como a faculdade da terceira idade, que estão se tornando fundamentais para manter a saúde física e psicológica dessa parcela da população. Há também cada vez mais histórias de idosos que aproveitam essa fase da vida para realizar sonhos e cuidar de projetos pessoais. Veja o que foi destaque nesse assunto em 2011.
Idosos estão envelhecendo melhor
No livro Novos Velhos, lançado em 2011, a jornalista Léa Maria Reis, do Rio de Janeiro, revela que os idosos brasileiros estão mais ativos, produtivos e ajudam a movimentar a economia do País. Os quase 20 anos entre a idade média de aposentadoria, 55 anos, e a expectativa de vida, 73 anos, é uma nova vida que a terceira idade tem enfrentado. 
Redes sociais ajudam o idoso a manter a mente ativa
Ferramentas como Orkut, Facebook e Twitter, normalmente associadas aos mais jovens, podem trazer diversos benefícios na socialização de idosos, além de trazer benefícios para as conexões cerebrais. 
Brasileiros estão mais felizes na terceira idade
Uma pesquisa divulgada do Programa de Novas Dinâmicas do Envelhecimento aponta que os brasileiros estão mais felizes quando chegam na terceira idade. Segundo o estudo, a maioria dos idosos brasileiros se considera “satisfeita” ou “muito satisfeita” com suas condições de vida, com o respeito que recebem dos familiares e com o relacionamento mantido com outras pessoas.
CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER
É possível ser independente na terceira idade?
Com expectativa de vida cada vez maior, idosos brasileiros precisam se programar financeiramente para a vida depois da aposentadoria. Para mulheres, pesam os 7,6 anos a mais de expectativa de vida e a possibilidade de lidar com uma separação. 
Vida nova na terceira idade: eles mostram que tudo é possível
Veja a história de cinco pessoas que se descobriram e criaram uma nova vida depois dos 60 anos. Uma modelo de lingerie, um atleta, uma estudante compulsiva, um casamento tardio e a viagem de aventura dos sonhos são realizações que mostram que a terceira idade tem cada vez menos limites. 
Plástica depois dos 70 e até 80 anos vira moda nos EUA
Silicone e lifting nos seios, lipoaspirações e plásticas no rosto viraram febre entre mulheres americanas. Dispostas, com saúde e condições financeiras, elas não têm receio de entrar na faca em busca de um rosto e um corpo mais jovens.
Hora do recreio é o trunfo de faculdade da terceira idade
Panelinhas, paquera, bagunça e até a primeira cola da vida fazem parte do dia a dia dos idosos estudantes. O propósito das faculdades da terceira idade não é apenas atualizar conhecimentos: especialistas apontam que o estímulo da convivência – a socialização – é essencial.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Cães terapia para idosos aumenta a qualidade de vida.

foi criado para o propósito expresso de aumentar a qualidade de vida.
Cães terapia ganhou destaque na Europa, a partir daí que se espalhou por todo os Estados Unidos, e atualmente estão se expandindo para o Mundo.
Promover uma sensação geral de bem-estar
Oferecer amor incondicional e aceitação para todos os residentes
Melhorar o foco residente e atenção
Interagir com aqueles que têm dificuldade para se comunicar
Estimular a função de memória
Encorajar e ajudar as funções de voz para vítimas de derrame
Proporcionar atividades físicas simples para aqueles que são pessoas com mobilidade condicionada (tapinhas e escovar os animais)
Proporcionar prática para funções específicas de fisioterapia, como jogar uma bola
Criar um sistema de feedback que coleta e registra os efeitos positivos da relação entre cães nossa terapia, os moradores e funcionários.



sábado, 10 de dezembro de 2011

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Direitos dos Idosos 

As estatísticas demonstram a existência no Brasil de uma transição demográfica marcada pela diminuição dos índices de mortalidade infantil e pelo incremento da expectativa de vida. Isso tem sido responsável pelo crescimento da população de idosos.
O cuidado com os nossos idosos é uma questão relevante de direitos humanos, uma vez que é grande as violações dos direitos a esse setor da população. Regras, programas, serviços e ações específicas aos idosos se faz necessário para que a cidadania seja efetivamente respeitada e, nesse aspecto, o município é o espaço privilegiado para o fomento dessas atividades.
Além dos dispositivos constitucionais, ressalta-se a vigência da Lei Federal nº 8.842194 que “Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências”. Estes diplomas legais constituem o marco inicial, a partir do qual deve ser organizado um programa de ação municipal na área no atendimento a cidadania dos idosos. 
Ações 
78) Dar execução no plano municipal da Política Nacional do Idoso desenvolvida por órgãos nacionais e estaduais e destinadas a garantir aos cidadãos, com mais de 60 anos, as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania.  

79) Criar fóruns, comissões ou conselhos destinados a debater os temas relacionados ao efetivo respeito à cidadania das pessoas idosas e sugerir ações e programas governamentais.  

80) Garantir o atendimento prioritário às pessoas idosas nas repartições e órgãos públicos municipais.  

81) Conceder o passe Livre e preferência de acesso e embarque dos idosos no transporte público municipal. 

82) Formular adaptações urbanísticas a fim de facilitar a locomoção dos idosos na cidade. 

83) Criar Centros de Lazer e Convivência à terceira idade com atividades físicas, recreativas, instrutivas, pedagógicas, lazer etc.  

84) Criar programas na área da saúde, odontologia, fisioterapia psicologia, preventivos e curativos, destinado a fomentar os cuidados especiais aos idosos.  

85) Criar Casas-Abrigo na modalidade de asilo para os idosos que dependam de tratamento permanente e que não possuam familiares.  

86) Criar Centro-Dia na modalidade de permanência provisória e temporária para idosos que necessitem de cuidados especiais por um período de tempo.
Pergunto-me será que tudo isto que esta no papel funciona no Brasil, espero que nossos Governantes revejam seus conceitos, pois o Povo esta sofrendo e muito com o descaso, o processo de meu Pai onde procurei os Direitos Humanos se arrasta, em outro País estes elementos que abusaram da integridade física e psicológica de meu Pai já estariam presos, ou será que os Direitos Humanos defende só os Bandidos neste País? Meu Pai jamais teve acompanhamento psicológico por parte dos Direitos humanos, ninguém bateu lá em casa para ver como estava nossa família, fica aqui meu desabafo quantos aos Direitos Humanos, onde existem leis, mas não são cumpridas, ficam para bonito no Papel.
Reveja o que fizeram com meu Pai em um Hospital conceituado aqui em Porto Alegre RS
Parece-me até agora que para  as autoridades isto não é crime já denunciei em todos os órgãos competentes e até agora só nos resta esperar, e tudo isto que vocês estão vendo no vídeo fora feito tudo sem ordem judicial.
 Pois estamos com um processo contra o Hospital, onde o juiz se manifestou dizendo que não era viável a transferência do paciente, mas mesmo assim arrancaram a força, sem algum familiar dentro da ambulância.
Onde me parece que existe lei que obriga um familiar acompanhar na ambulância quando se trata de transferência para outro município, mas o hospital desrespeita qualquer tipo de leis, pois se acha acima da lei.
Ass: Ricardo Roehe


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia 5 de dezembro dia internacional do voluntário.


Amigo seja um voluntário sempre, visitando asilos, ajudando na alimentação de quem não tem o seu sustento,  visitando hospitais para levar o conforto e a palavra de Deus para os enfermos.
Ou seja, de alguma forma contribua para com a nossa sociedade para que tenhamos cada vez mais um grau de evolução maior, contando sempre com ajuda de Deus.
Doe um pouco de seu tempo para algo nobre, pois suas atitudes para com o próximo serão reconhecidas Muito em breve.
Agradeço de coração a todos os voluntários do Mundo por este dia Internacional do Voluntário.
Que Deus ilumine a todos!!!!
Ricardo Roehe
Foto http://andarilhosdaalegria.wordpress.com

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mulheres são presas por suspeita de abuso e exploração de idosos no PR

Mulheres são presas por suspeita de abuso e exploração de idosos no PR
Denúncias levaram a polícia até pensão que abrigava idosos, em Londrina.
Eles eram matidos trancados com grades e cadeados.
Duas mulheres foram presas na noite de segunda-feira (28) em Londrina, no norte do Paraná, por suspeita de abusar e explorar financeiramente de idosos. Denúncias levaram a polícia até uma pensão que funcionava nos fundos de um bar, que está interditado pela Vigilância Sanitária do município. No local, foram encontrados dois idosos e uma idosa com problemas mentais que eram mantidos presos.
“Essas pessoas eram impedidas de sair dos fundos deste estabelecimento comercial, através de grades e cadeados e isso fazia com que essas pessoas não tivessem qualquer opção. Estavam com a sua liberdade cerceada”, disse o delegado do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Alan Flore.
O aposentado Reinaldo Mazzia, que morava no local há quase um ano, foi libertado e relatou as condições desumanas a que eram submetidos. “Eu não tenho como sair. Ela carrega a chave tudo, ela tranca. Se pegar fogo na casa você morre queimado”, desabafou.
As mulheres presas também ficavam com os cartões do INSS dos idosos e sacavam toda aposentadoria dos idosos. Mazzia contou ainda que elas também se aproveitavam para fazer empréstimo bancário no nome deles.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.