segunda-feira, 30 de maio de 2011

120 mil agressões contra idosos por ano.


Agredidos dentro de casa
Ameaças, intimidações, tapas e empurrões… tudo feito pela própria família. A violência contra idosos chega anualmente a 120 mil agressões segundo o IBGE, a maioria pelos parentes da vítima. Dona Edna teve de recorrer à polícia devido aos constantes ataques de sua nora, que insiste em expulsá-la da residência comprada pela senhora de 75 anos. Mais da metade das agressões sofridas por idosos são cometidas por parentes. 
Sempre associado à velhice, o medo da morte, para Paulo* e Vanda*, nada tem a ver com o passar do tempo. Aos 66 anos, um a mais que a mulher, o senhor bem vestido, nariz marcado pelos óculos de grau e cabelos cuidadosamente pintados revela, depois de um longo suspiro, que teme ser assassinado pelo próprio filho. Viciado em cocaína, álcool e, por fim, crack, o homem já gritou, empurrou, socou e apontou uma faca para os pais. “Agora ele está dizendo que vai comprar uma arma para estourar meus miolos”, conta Paulo. Sem forças físicas para se defender do filho, de 45 anos, nem suporte psicológico para aguentar as agressões, o pai apelou à Justiça. Conseguiu, dois anos atrás, uma determinação judicial obrigando o governo local a custear a internação compulsória do agressor para desintoxicação. Até agora nada aconteceu, apesar da insistência de Paulo com as autoridades.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bloggers Unite esta ajudando a divulgar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra Idosos


BLOGGERS UNITE esta ajudando a divulgar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra Idosos

No dia 28/05/2011 acontecerá o evento, onde você poderá visitar e participar neste endereço http://www.bloggersunite.org/event/world-day-to-combat-violence-against-elderly
Conto com a participação dos amigos blogueiros.
Ajude a fazer um Mundo Melhor com menos injustiça aos nossos idosos.
Colaborem com este evento, participem.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia Mundial de Combate a Violência contra pessoa Idosa!!



No próximo dia 15 de junho de 2011 vamos fazer com que profissionais na área da saúde e a sociedade em geral façam cumprir o direito dos idosos como manda o estatuto do idoso, temos que tratar com todo carinho, pois este grupo social se encontra excluído perante nossa sociedade. 
Estou postando bem antes da data para justamente alertar que podemos sim mudar esta situação de abandono que se encontra o idoso, não só no Brasil, mas no Mundo todo. 
Espero poder contar com todas as comunidades que estão me ajudando, para que divulguem esta data e que possamos mostrar que o idoso não se encontra sozinho. 
Amigos dos grupos do Brasil e do mundo, peço que me ajudem a mudar esta situação, a internet é um meio rápido de difundir a notícia para cada pessoa em todos os continentes. 
Espero que jovens tenham a consciência que um dia irão chegar lá e que vão querer um mínimo de respeito e dignidade que um idoso merece. 
Agradeço novamente a Amigos pelo Mundo que estão me ajudando nesta campanha de lutar contra a violência aos idosos. 
Peço a todos que divulguem este link http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com 
Para que o mundo veja que o idoso não esta só e que estamos lutando por seus direitos. 
Faço um apelo aos governantes que façam leis mais severas quanto aos maus tratos aos idosos e que façam serem cumpridas na forma da lei. 
Espero com este blog, chegar em todas as pessoas para alertar que o idoso não é um simples objeto que usamos durante nossa vida e logo após descartamos como um objeto sem valor. 
Precisamos valorizar mais nossos idosos, pois graças a seus ensinamentos que conseguimos alcançar nossas metas e constituir família. 
Espero que até esta data consigamos reunir mais e mais pessoas para apoiar esta causa. 
Agradeço de coração a todos que apoiam e que por ventura irão apoiar este projeto de vida. 
Abraços fraternos a todos e muita Luz em seu caminho.

Ass: Ricardo Roehe
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.